Quais são os últimos campeões da Liga Europa?

A Liga Europa (Europa League) é uma espécie de segunda divisão do futebol europeu. A cada ano, os times que &hellip
Quais são os últimos campeões da Liga Europa?
Quais são os últimos campeões da Liga Europa?

A Liga Europa (Europa League) é uma espécie de segunda divisão do futebol europeu. A cada ano, os times que não ficaram nas primeiras posições dos campeonatos nacionais disputam a competição. Podemos compará-la com o cenário sul-americano, sendo a Libertadores a Champions League e a Sul-Americana a Europa League.

Nos últimos anos, diferentes times conquistaram o título da Liga Europa. Desde 2016, seis clubes de três países diferentes foram campeões do torneio. Você sabe quais são os últimos campeões da Liga Europa? Confira a seguir:

 

2021/22 – Eintracht Frankfurt

O atual campeão da Liga Europa é o Eintracht Frankfurt, da Alemanha. O time conquistou o título após derrotar o Rangers, da Escócia, nos pênaltis. Este foi o primeiro título internacional do Eintracht Frankfurt nos últimos 42 anos. O clube foi campeão da Europa League anos atrás, em 1980.

O Frankfurt se destaca entre os últimos campeões da Liga Europa por ser o único alemão a ter conquistado o título do torneio nos últimos 25 anos. A última vez que um time da Alemanha havia sido campeão da Europa League foi em 1997, quando o Schalke 04 conquistou o título.

Outro motivo que faz o Frankfurt se destacar entre os últimos campeões da Liga Europa é que ele foi campeão da forma invicta.

 

2020/21 – Villarreal

Antes do Eintracht Frankfurt conquistar o título da Europa League pela segunda vez em sua história, um time conquistou o título do torneio pela primeira vez. Na verdade, foi o primeiro título internacional da história deste clube. Em 2021, o grande campeão da Liga Europa foi o Villarreal.

Fundado em 1923, há quase 100 anos, o Villarreal nunca havia conquistado um título internacional de grande porte como é a Europa League. Em sua história, o clube espanhol tem apenas dois títulos da Copa Intertoto e um da terceira divisão do Campeonato Espanhol.

O Villarreal se destaca entre os últimos campeões da Liga Europa por ser um dos times que nunca havia conquistado o título do torneio. Na Europa League, os últimos campeões já haviam sido campeões do torneio em algum outro ano. 

Com exceção do Villarreal em 2021, a última vez que um time conquistou o título da Liga Europa pela primeira vez aconteceu em 2017, quando o Manchester United foi campeão do torneio.

Inclusive, foi contra o Manchester United que o Villarreal garantiu o título da Liga Europa.

 

2019/20 – Sevilla

Se estamos falando dos últimos campeões da Europa League, é impossível não dar um certo destaque ao Sevilla. Desde que a competição europeia começou a ser disputada em 1972, é o Sevilla quem aparece como o maior campeão, com seis títulos.

O maior campeão da Liga Europa é também um dos últimos campeões do torneio. O Sevilla foi campeão da Europa League em 2020, quando bateu a Internazionale na final. Uma curiosidade sobre o time espanhol é que ele nunca perdeu uma final de Liga Europa. Ao todo, são seis finais disputadas e seis títulos conquistados.

Além de ser um dos últimos campeões da Liga Europa, o Sevilla é também o único time que conseguiu ser campeão da competição três vezes consecutivas. O time espanhol levantou o troféu do torneio em 2014, contra o Benfica, em 2015, contra o FC Dnipro Dnipropetrovsk, e em 2016, contra o Liverpool.

 

2018/19 – Chelsea

O Chelsea foi o último time da Inglaterra a ser campeão da Europa League. Ele conquistou o título do torneio em 2019, ano em que goleou o rival Arsenal na grande final por 4 a 1. Recentemente, o Chelsea foi campeão da Champions League, derrotando outro rival na grande final: o Manchester City.

Entre os últimos campeões da Europa League, o Chelsea se destaca ao lado do Sevilla como um dos únicos times a ter vencido o torneio mais de uma vez. O clube inglês foi campeão em 2019 e em 2013. Esses são os únicos dois títulos de Liga Europa do Chelsea.

 

2017/18 – Atlético de Madrid

Após anos batendo na trave nas principais competições do futebol europeu, o Atlético de Madrid conseguiu sair da seca em 2018. No caso, o clube espanhol foi campeão da Liga Europa após golear o Olympique de Marselha por 3 a 0 na grande final.

Antes de ser campeão em 2018, o Atlético de Madrid havia batido na trave em diferentes competições. Na Champions League, o clube espanhol foi vice-campeão em 2014 e 2016, perdendo ambos os títulos para o grande rival Real Madrid.

No mesmo ano em que foi vice da Champions League pela primeira vez, o Atlético de Madrid foi campeão espanhol. O mesmo aconteceu em 2021, quando o time da capital espanhola conquistou o título da La Liga. Nas temporadas de 2018 e 2019, o Atlético de Madrid foi mais uma vez vice-campeão da La Liga.

 

2016/17 – Manchester United

Como dissemos anteriormente, a última vez que a Europa League teve um campeão inédito aconteceu em 2017. Neste ano, o Manchester United conquistou o título do torneio após derrotar o Ajax, da Holanda, na grande final. Este foi o último grande título do Manchester United, que está há anos tentando sair de uma má fase.

O Manchester United se destaca entre os últimos campeões da UEFA Europa League por conquistar o título do torneio de forma invicta. Ele entrou na competição nas oitavas de final, após ter sido eliminado na Liga dos Campeões. Com isso, disputou oito partidas até a grande final, vencendo cinco delas.

 

Aposte nos campeões da Liga Europa com a Apostaquente!

Agora que você conhece os últimos campeões da Liga Europa, por que não apostar nos jogos desses times com a Apostaquente?

Em seu site de apostas, a Apostaquente disponibiliza uma série de campeonatos de futebol europeu para você apostar e se divertir. Lá, você consegue apostar em times de diferentes países em competições variadas, como Europa League, Champions League, Premier League, entre outras.

E aí, está esperando o que para apostar nos jogos dos campeões da Liga Europa com a Apostaquente?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior
Quais são os últimos campeões da Liga dos Campeões?

Quais são os últimos campeões da Liga dos Campeões?

Próxima postagem
Quais são os últimos campeões da F1?

Quais são os últimos campeões da F1?